Blog Mazer

Tá Lento? Otimiza com a Intel!

Ninguém consegue começar bem o dia quando o PC ou note demoram muito para iniciar, e pior, quando aplicações simples levam muitos minutos para abrir, não é mesmo? Aquele seu primo rico talvez te indique trocar o HD por um SSD. Uma alternativa muito válida e eficaz, com um porém financeiro… Os SSDs infelizmente ainda custam mais do que os discos rígidos e ainda oferecem menos armazenamento em relação aos HDs. Mas e aí, o que fazer?

Pensando nesse dilema a Intel lançou em 2017 uma nova tecnologia específica para resolver essa questão, aumentar a velocidade e ainda agregar capacidade no HD. A Memória Optane compromete-se a aumentar o desempenho do sistema oferecendo uma experiência menos estressante ao ligar seu computador, com menores tempos de inicialização, rapidez na abertura de softwares, navegação ágil e até mesmo melhor performance em jogos!

Como ela faz isso? Essa tecnologia funciona como um sistema de cache para o drive de armazenamento principal (seja um HD ou um SSD), exatamente como uma memória RAM, com uma diferença importante – essa memória não é volátil, ou seja, não é perdida a cada desligamento ou reinicialização da máquina como uma memória RAM.

Por essas razões a Intel não enquadra o Optane nem como SSD nem como memória RAM, embora essa solução de aceleração do sistema tenha um tanto quanto de ambas tecnologias.

Tudo muito bonito até aí… mas e o custo? Será que os preços realmente compensam esse ganho de tempo e performance? E a resposta parece mesmo ser positiva. Enquanto um SSD de 480GB ainda custa a partir de R$ 500,00*, uma memória Optane de 16GB chega ao consumidor final com preços a partir de R$ 250,00*. Considerando que o HD utilizado será de 1TB ou mesmo de 500GB, a balança custo/benefício pende para o lado do acelerador de sistemas da Intel.

Mas antes de começar a fazer o orçamento para o upgrade de todos seus desktops  e notebooks de casa e do escritório, precisamos analisar a compatibilidade dessa solução com os equipamentos que ainda estão ativos e/ou a venda no mercado. Quais os requisitos para instalar a memória Optane?

  • Placa mãe – Modelos Optane ready – série 200 ou 300 – exceto placa H310; (Consulte)
  • Processador – Apenas modelos a partir da 7ª geração; (Consulte)
  • Unidade de armazenamento – Qualquer HD ou mesmo SSD;
  • Memória RAM – Recomenda-se pelo menos 4GB de Ram. (Consulte)

E aí, curtiu? Se ficou com alguma dúvida ou se ainda não decidiu qual a melhor solução para otimizar o desempenho dos seus equipamentos, converse com os especialistas da Mazer!

 

*OBS.: Preços baseados no Google Shopping em setembro de 2018.

Tuise Ramos

Comentar

*

Siga-nos

Facebook Instagram