Blog Mazer

Importação de módulos solares cresce 160,3% em julho, aponta Greener

Preço médio dos equipamentos acumula aumento de 19% desde dezembro do ano passado

A importação de módulos fotovoltaicos para o Brasil registrou crescimento de 160,3% na comparação com o mesmo mês de 2020, aponta relatório da Greener, consultoria especializada no mercado de energia solar. Conforme a consultoria, o volume de equipamentos que entrou no País no período foi de 497 MWp.

O levantamento indica que os módulos monofaciais representaram 74% do montante mensal e os módulos com potência acima de 500Wp responderam por 17% do total, com 84MWp.

Leia mais: Mercado brasileiro de energia solar segue aquecido, aponta Greener

Foi contabilizado um aumento de 5,5% no preço FOB médio dos módulos se comparado aos resultados de junho de 2021, totalizando um crescimento percentual de 19% desde dezembro do ano passado. A sigla para free on board (FOB) representa a categoria de frete em que toda a responsabilidade é do cliente, incluindo os riscos e custos da mercadoria.

“O mês de julho seguiu na tendência de aumento nos preços de módulos fotovoltaicos, a tecnologia Poli-Perc foi a que sofreu maior impacto, com incremento de 19% no preço médio, seguido por Mono-Perc com 9,9%”, destaca o relatório.

Leia mais: Greener projeta forte aumento nos preços de módulos fotovoltaicos

A Greener mantém a previsão de um forte incremento nos preços de módulos para o segundo semestre, tendência que deverá se manter ao longo de 2022.

Inversores

O relatório da consultoria indica que o volume de inversores importados atingiu 785 MW em julho, 67% superior ao mesmo mês de 2020 e 17% maior que junho de 2021.

Leia mais: Importação de módulos fotovoltaicos sobe 47% no primeiro trimestre

A Greener destaca a participação de inversores de maior porte, acima de 50,1kW, que representaram 72% do volume total importado da tecnologia string. Os inversores de médio porte responderam por 10% e os de pequeno porte por 18%.

Fonte: GREENER

Marcio Machado

Comentar

*

Siga-nos

Facebook Instagram